OPERAÇÕES TERCEIRIZADAS COM TRADING

Importação via trading company: como funciona? 

Essa é a pergunta de muitos empreendedores que desejam começar a importar e também de quem já importa, mas que querem terceirizar a operação.


Vamos falar então sobre os tipos de importação que existem no Brasil: Própria, por conta e ordem de terceiros e por encomenda.


Importar no Brasil não é para amadores, um simples deslize, pode resultar em uma multa expressiva, que terá impacto negativo e deixar o seu fluxo de caixa no vermelho. Nosso papel é te ajudar a compreender e saber tudo sobre o universo da importação. Hoje falaremos sobre como funciona a importação via trading company e suas nuances.


Quais são os tipos de importação?

 

Cada vez mais empresas contratam outras empresas para internacionalizar as suas operações. 


Estamos nos referindo aqui ao trabalho que é feito quando o pedido é colocado no exterior.  Estas empresas cuidam de tudo, de uma ponta a outra. Cuidam do frete, seguros, até mesmo de empresas especializadas em vistorias e tudo mais. Estamos falando da importação via trading company


Importar no Brasil por definição é algo muito complexo merece muito cuidado e controle. Um simples erro ou equívoco, pode custar um ônus pesado no bolso do empreendedor. Ônus esse, que se traduz em multas. 


Ressalte-se aqui que você mesmo pode fazer as suas operações de importação. Desde que tenha energia, recursos ou conhecimento para vencer todas estas barreiras, e já te adianto que não são poucas. Porém, se você deseja investir mais tempo nos seus negócios, você pode contratar alguém, ou uma empresa para fazer suas operações.


Você pode estar se perguntando: Mas porque contratar alguém pra fazer isso por mim? Ouvimos esse questionamento com frequência, sobretudo, daqueles que desconhecem a quantidade enorme de itens para fazer a liberação de uma mercadoria importada no Brasil.


Importação via trading company funciona?


No mundo atual, várias empresas focam no seu core business e deixam as atividades “meio” para agentes econômicos terceirizados. No comércio exterior isso não é diferente. Muitas companhias já iniciaram esse processo de terceirização de suas operações de importação de mercadorias. Elas focam exclusivamente em vender os seus produtos, e atender as necessidades dos seus clientes. Muitos empresários, principalmente aqueles que são iniciantes no mercado do comércio exterior, enfrentam problemas quando vão importar produtos para revender no Brasil. Isso é totalmente normal. Entre os principais problemas enfrentados, estão a falta de conhecimento nos trâmites logísticos, e também a falta de conhecimento dos procedimentos aduaneiros. Para minimizar esses problemas enfrentados, muitos importadores buscam o auxílio de uma trading company. Mas o que faz uma trading e pra que ela serve? 


O que faz uma trading company?


As tradings companies são empresas que se especializaram em cuidar dos trâmites burocráticos na importação. Elas planejam cada etapa da importação desde a emissão documental do exportador, até a liberação alfandegária aqui o Brasil. Mas não é só isso, elas negociam valores com fornecedores, buscam melhores parceiros para atuar na sua operação. 


Então quais são as vantagens que a trading company oferece aos seus negócios?


Por serem empresas especializadas em importar, elas possuem uma extensa redes de parceiros e oferecem serviços de qualidade e com preços atrativos. Além da redução de custo, a trading ajuda na condução dos trâmites burocráticos planejamento tributário e fiscal além de conduzir a emissão dos documentos internacionais de acordo com as legislações brasileira, e isso evita multas e atrasos operacionais. 


Por exemplo, ao contratar um frete internacional é padrão que a companhia de transporte lhe forneça um prazo de entrega do contêiner vazio com prazo de 15 dias. Após sua carga chegar, você terá que devolver a unidade vazia neste prazo. Se passar disso, existe uma multa diária que chamamos de demurrage. ao trabalhar com uma trading, ela já tem negociado os prazos maiores para a entrega do contêiner, com prazos mínimos de 21 dias, podendo chegar até 30 dias. O mesmo vale para taxas, prazos, taxas cobradas por armazéns e transportadoras.


Conheça mais vantagens ao se importar através de uma trading company:


  1. Possibilidade de consolidar diferentes fornecedores em uma única importação.
  2. Maior comodidade na gestão do negócio com a terceirização da logística de importação.
  3. Redução de custos operacionais.
  4. Facilita a atuação em diversos mercados.
  5. Terceirização de todo processo logístico, reduzindo custos com a mão de obra necessária para operacionalizar a importação.
  6. Otimização de impostos através de um melhor arranjo tributário e aproveitamento de benefícios fiscais.


Abaixo, iremos detalhar como funciona cada tipo de importação.


Importação própria


Chamamos de importação própria aquelas operações em que empresa que irá distribuir o seu produto no mercado  local ou então a que está comprando para usar é a mesma que promove a importação, não tem nenhum intermediário.


Esse tipo de operação é feito por empresas que já dominam o processo de importação de uma ponta a outra, que possuem expertise, recursos materiais e financeiros para conduzir a operação junto a todos os órgãos intervenientes.  Uma operação própria requer muito controle de quem está conduzindo, porque que a atividade-fim da empresa não é importação, e sim a comercialização dos produtos importados.


Em suma, para uma empresa importar diretamente e distribuir seus produtos no mercado nacional, é preciso ter conhecimento de todos os trâmites burocráticos, alfandegários, ter uma extensa rede de fornecedores e possuir um departamentos especializado em importação para conduzir cada etapa exigida neste processo. Isso não é impossível de se vencer, mas é preciso ter um excelente corpo técnico para evitar prejuízos. Na importação nada é barato e os prejuízos podem ser altíssimos.


Importação via trading company, por conta e ordem


Já sabemos o que que é importação própria e a próxima que falaremos é operação por conta e ordem de terceiros. A importação por conta e ordem de terceiros é um serviço prestado por uma empresa, a trading company, que promove em seu nome o Despacho Aduaneiro de importação de mercadorias adquiridas por outra, a adquirente.


Nesta operação, deve existir um contrato previamente firmado, que pode compreender ainda prestação de serviços relacionados com a transação comercial, a realização de cotação de preços internacionais e a intermediação comercial. Além disso, é preciso que ambas comprovem capacidade financeira para adquirir as mercadorias importadas. A Receita Federal tem estado muito preocupada com essa capacidade financeira e as empresas tenham os seus CNPJ´s vinculados a um sistema chamado sistema integrado de comércio exterior, o Siscomex, antes da operação acontecer.  


Até aqui falamos de dois tipos de importação: a própria a qual a empresa promove e a importação por conta e Ordem, em que a empresa contrata uma terceira para fazer. Abaixo vamos falar da importação por encomenda.


Importação por encomenda


A importação por encomenda é um tipo de operação em que uma empresa, a encomendante, previamente  interessada em uma certa mercadoria contrata uma trading company, para que  com seus próprios recursos providencie a importação destas mercadorias. Neste caso, ela não pode vender para nenhuma outra empresa. Ela deve revender exclusivamente para esta encomendante.


Nesta modalidade, a compra destas mercadorias no exterior é feita com os recursos da trading, cabendo alguma antecipação mediante a nova legislação vigente. Diferentemente da importação por conta e Ordem, a remessa cambial para pagamento da importação deve ser realizado exclusivamente em nome da trading Company.