ARMAZENAMENTO E LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO

A Excom possui armazéns próprios no RJ e interior de SP, devidamente certificados pela ANVISA, para realizar serviços de armazenamento e distribuição de correlatos.


Sabendo que todo produto médico contém uma perspectiva de resolução de grande parte dos problemas de saúde, sua preservação deve ser garantida desde o início de sua produção até o momento de aplicação no paciente. Sendo assim, as condições de estoque tais como temperatura, armazenamento em ambientes controlados e por fim transporte, devem ser adequados garantindo a qualidade dos medicamentos dentro de seus padrões ideais.


Muitas instituições improvisam nas instalações de seus locais de armazenamento de medicamentos, esquecendo que este espaço deve garantir a qualidade, a disponibilidade nos pontos de distribuição, a segurança e o controle dos produtos estocados. 


O armazenamento é a etapa do ciclo da assistência farmacêutica que visa garantir a qualidade e a guarda segura dos correlatos nas organizações da área da saúde. Constitui-se como um conjunto de procedimentos que envolvem o recebimento, a estocagem/guarda, a segurança contra danos físicos, furtos ou roubos, a conservação, o controle de estoque e a entrega . O armazenamento propriamente dito deve levar em consideração a similaridade dos itens, a rotatividade, o volume e o peso dos produtos, bem como a ordem de entrada e saída.


Desta forma, torna-se fundamental que as organizações de saúde estabeleçam e monitorem critérios para assegurar que os medicamentos estejam sendo recebidos, estocados e controlados de maneira eficaz e correta. 


Distribuição:


Esta é a etapa responsável pela disponibilização dos itens necessários às operações de uma organização de saúde. Ela está presente em todos os níveis de uma cadeia de suprimentos e gera os maiores problemas, principalmente quando não há confiança entre o usuário e o administrador da distribuição. Quando os sistemas de distribuição não estão ajustados, levam a criação de estoques periféricos que prejudicam o sistema como um todo. O processo de qualquer sistema de distribuição tem início a partir de uma solicitação de produtos por parte de um requisitante com o objetivo de suprir uma necessidade desses produtos por um período de tempo . Uma distribuição correta e racional deve garantir rapidez na entrega, por meio de um cronograma factível de ser realizado sem atrasos, nas quantidades e produtos corretos e com a qualidade desejada, transportados de acordo com suas características e segurança. Toda movimentação de distribuição deve ser monitorada por sistema de informação confiável, atualizado e parametrizado para um gerenciamento adequado. É necessário acompanhar o painel de indicadores de distribuição (Taxa de itens em falta, níveis de serviço, Taxa de pedidos entregues no prazo, Taxa de erro de distribuição, entre outros), para que este processo atinja seus objetivos e agreguem valor para o cuidado do paciente e acesso ao produto controleado, garantindo a diminuição de erros, racionalização dos processos, diminuição de custos e principalmente a segurança dos pacientes.


Em resumo, o armazenamento nada mais é do que um conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que envolvem cinco grandes atividades, que são:


  • Recebimento: examinar e conferir os itens detalhadamente, observando as informações contidas nas embalagens dos produtos, bem como seu documento de solicitação.
  • Estocagem: organização em espaço pré-estabelecido, a fim de obter segurança e rapidez na retirada.
  • Segurança: proteção do item armazenado, em especial contra danos físicos, furtos e roubos.
  • Controle de estoque: registro de entrada, saída e estocagem.
  • Entrega: produtos devem chegar ao paciente com a garantia de condições adequadas de acordo com a necessidade de cada item armazenado.